15 recomendações de fanfics
- Micaela Crispim
- 6 de nov. de 2022
- 10 min de leitura
Ok, vocês me pegaram! Eu sou uma fanfiqueira. Não adianta mais esconder a verdade. Quando as histórias canônicas me decepcionam (ou seja, quase sempre), vou atrás das fanfics em busca de consolo e roteiros melhores. Mas não é qualquer fic que apetece meu paladar refinado. Por isso trago hoje apenas a nata do mundo das ficções feitas por fãs especialmente para vocês. Junto com as recomendações tem uma breve crítica minha, mas podem ficar tranquilos: não tem nada de spoilers.
Mas antes de começar as recomendações, uma breve explicação dos meus critérios de escolha: tentei trazer fics de diferentes gêneros, tamanhos e com enfoque em personagens variados, para atender a todos os gostos. Espero que você encontre algo que chame a sua atenção e que eventualmente conquiste seu coração aqui! As histórias estão listadas em ordem alfabética pelo título, não gosto de elencar da "melhor" até a "pior", e vice-versa. Ah, e só coloquei obras completas aqui, embora tenha muitos projetos inacabados que eu considere excelentes! (Inclusive, adiciono um recadinho pros autores: atualizem as suas histórias, por favor!)
Agora sim, vamos ao que interessa :D
Cenoura com chocolate

Escrita por: mousse_de_laranja
Capítulos: 1
Classificação indicativa: Livre
Palavras: 1.589
Sinopse: Cenoura e chocolate... A princípio ninguém diria que esses ingredientes combinam, mas com a receita certa, ficam melhor juntos do que separados. A mesma coisa acontece com Nimbus e Do Contra. Quem vê pensa que eles não são nada parecidos, mas é só observar com um pouco mais de atenção que é possível ver que eles têm muito em comum, e que são melhor apreciados em dose dupla.
Minha humilde opinião: Tão leve e fofinha quanto a massa de um bolo, Cenoura com chocolate é uma fic curta, mas saborosa, e que acaba com um gostinho de "quero mais". Essa é pra quem não faz tanta questão de um romance (como é difícil achar uma fanfic que não seja sobre isso!), e está mais interessado em uma boa dinâmica de irmãos.
Onde ler: essa história você só encontra aqui!
Dois dias de fuga

Escrita por: LittleSam
Capítulos: 10
Classificação indicativa: 12+
Palavras: 26.816
Sinopse: O terceiro colegial havia, enfim, chegado ao fim. As responsabilidades batiam à porta dos recém-formados e eles, na intenção de fugirem da realidade, decidem passar um fim de semana em um sítio, porém, descobrem que fugir dela é mais difícil do que parece.
Minha humilde opinião: Dois dias de fuga fala sobre as descobertas da adolescência, mudanças e questionamentos típicos dessa fase e os dilemas que surgem ao término do ensino médio. Felizmente já superei essa etapa de transição, mas ao ler a história não pude deixar de me identificar com as angústias e dúvidas que nascem quando estamos prestes a encerrar um ciclo e iniciar uma nova jornada. Adoro a temática de fuga da cidade e a busca de se (re)encontrar na natureza.
Onde ler: bem aqui!
Eu sou a protagonista

Escrita por: Vatrushka
Capítulos: 9
Classificação indicativa: 12+
Palavras: 6.939
Sinopse: Os anos inevitavelmente se passaram para a turminha... E o início da vida adulta trazem com ele inúmeras crises existenciais.
Denise, agora cursando Jornalismo, busca reescrever e compreender sua própria narrativa.
Talvez ela não queira continuar sendo apenas uma personagem secundária. Talvez, ela não esteja mais tão disposta a aceitar este rótulo.
E foi assim que ela se rebelou.
E esta é a sua história.
Minha humilde opinião: Eu sou a protagonista me prendeu do início ao fim. Amo quando os personagens que historicamente são deixados de lado ganham um merecido destaque e são bem explorados! A história tem uma proposta super interessante e trabalha muito bem com a quebra da quarta parede, além de trazer ótimas críticas ao leitor e à MSP, por que não? A leitura é sem igual e eu adorei o senso de humor da autora.
Onde ler: só seguir esse link!
Mrs. Red

Escrita por: midas_
Classificação indicativa: 14+
Capítulos: 2
Palavras: 7.629
Sinopse: Durante uma rotina universitária impecável, Carmem é surpreendida por certa declaração inusitada. Com uma curiosidade crescente, acaba determinada em descobrir quem está por trás de toda a brincadeira. Afinal, teria sua admiradora coragem suficiente para revelar a verdade?
Minha humilde opinião: Lembro que ao ler Mrs. Red pela primeira vez, umas das coisas que me chamou a atenção foi o fato da Carmem não ser retratada como uma patricinha fútil, como eu estava acostumada a ver em tantas outras fanfics. Aqui, ela é uma personagem tridimensional, o que permite que o leitor possa se identificar e ter simpatia por ela. Gosto da ambientação universitária; acho que dá para explorar bastante os personagens em um cenário um pouco mais adulto e maduro, e a autora faz isso muito bem!
Onde ler: não perde tempo, é aqui!
Nada contra ele

Escrita por: KillerrQueen e Senhorita-Himiko
Classificação indicativa: 10+
Capítulos: 1
Palavras: 447
Sinopse: Cebola não tinha nada contra Do Contra, mas talvez quem caberia bem melhor com Mônica seria ele…
Minha humilde opinião: A autora traz os questionamentos, pensamentos e receios do ponto de vista de um jovem apaixonado e que não se sente correspondido, mas que também tem muita ousadia. O final fugiu do que eu esperava, o que me fez colocar essa fic na lista. Tudo isso em menos de 500 palavras! Feito impressionante pelo menos para mim, que falo pelos cotovelos e não consigo escrever nada que não se estenda por parágrafos e mais parágrafos.
Onde ler: nesse link aqui
Papel de pão

Escrita por: zaluna
Capítulos: 1
Classificação indicativa: Livre
Palavras: 857
Sinopse: Com giz de cera num papel de pão, Zé Lelé tentava convidar Maria Cafufa para a quermesse da Vila Abobrinha.
E esperava que Maria Cafufa não lhe entendesse mal, afinal, Rosicreide - sim, a sereia de sotaque caipira e cabelo verde - não chegava aos pés da menina de cabelo enrolado.
Minha humilde opinião: Pense numa historinha fofa! Papel de pão retrata a simplicidade e inocência do Zé Lelé, além de trazer referências à saga de aventuras publicadas em Chico Bento nº 27 a 29 pela Panini. As histórias de abertura desses três meses, escritas por Emerson Abreu, se passam ao longo de um mesmo dia (manhã, tarde e noite), o que é demonstrado pelas capas das edições, que se conectam.

Se você não leu essas histórias, não se preocupe. Papel de pão faz sentido por si só. Uma outra referência legal é à animação Mônica e a sereia do rio. Em menos de mil palavras zaluna traz um roteiro leve, engraçado e bem escrito, além de mostrar que conhece com propriedade o material original. É uma leitura rápida da qual você não irá se arrepender!
Onde ler: aqui mesmo!
Poção do amor

Escrita por: crxzy_gxrl
Classificação indicativa: 12+
Capítulos: 1
Palavras: 1.482
Sinopse: Aonde a turma tem que fazer um trabalho para a aula de artes
Ou
Aonde Do Contra não sabe definir o que as reações do seu corpo significam.
Minha humilde opinião: Adoro como um mesmo personagem pode ser trabalhado de inúmeras maneiras pelos mais diversos autores, sem que os resultados finais nunca sejam iguais. Essa história me cativou pela abordagem do DC, que mantém suas essências mas também tem um toque de novidade que não sei explicar muito bem... Leia por si só e tire suas próprias conclusões!
Onde ler: aqui está o link
Quer brincar comigo?

Escrita por: Mallagueta
Classificação indicativa: 12+
Capítulos: 10
Palavras: 18.698
Sinopse: Quer brincar comigo? Prometo ser sua melhor amiga. Eu cuidarei de você, irei pentear seus cabelos, dar comida, arrumar suas roupas e te dar muito amor. Você será minha querida bonequinha e brincaremos juntas todas as noites.
Então, quando a brincadeira acabar, pegarei o que sobrar de você e guardarei muito bem no fundo do armário, onde ninguém irá lhe encontrar. Será o meu tesouro secreto.
Minha humilde opinião: Pela imagem de capa e a sinopse já dá pra perceber que a história mistura um tema normalmente inocente e infantil com uma pegada de terror. De fato, não faltaram elementos macabros e assombrações nas histórias que já li até hoje da Mallagueta, e ela sabe explorar essa temática muito bem no universo da Turma da Mônica Jovem. O roteiro de Quer brincar comigo? é muito bem construído, sem se prolongar ou correr demais e gosto do uso de personagens secundárias esquecidas, para variar.
Onde ler: cá está
Queria ter te conhecido antes

Escrita por: saturn_05
Classificação indicativa: 14+
Capítulos: 1
Palavras: 4.847
Sinopse: Cascão queria tê-la encontrado antes, muito antes, para que nenhum dos dois tivesse medos ou cicatrizes. Queria tê-la encontrado numa nova vida, num outro tempo, em que não precisassem temer o futuro, nem seus sentimentos.
[Cascão/Aninha – conhecidos para amigos para amantes]
Parte 1 da série ‘A Probabilidade de Nós’, uma coleção de histórias interligadas sobre casais improváveis do Universo do Maurício de Souza.
Minha humilde opinião: Como a própria sinopse diz, o casal da fic é inusitado. Confesso que fiquei intrigada quando vi essa proposta, mas o desenvolvimento da relação da dupla é bem feito, assim como a construção dos personagens (que têm um histórico bem interessante, diga-se de passagem). Ah, e parece que a autora está construindo um universo estendido, o qual eu estou bem curiosa pra ver!
Onde ler: sirvam-se desse link
Scream TMJ

Escrita por: adrenalizou
Capítulos: 20
Classificação indicativa: 16+
Palavras: 80.271
Sinopse:
O súbito assassinato de um jovem do Limoeiro coloca o bairro, antes calmo e seguro, em um estado de calamidade. Parece se tratar de um serial killer com uma sede interminável de sangue. Ninguém mais está seguro, todos são suspeitos. Em meio a esse clima de terror, os jovens são forçados a trazer o seu melhor e mais bravo lado a fim de sobreviver na pior das situações.
Minha humilde opinião: Scream TMJ é um misto de Turma da Mônica Jovem, Pretty Little Liars e Pânico. Bom, isso vindo de alguém que só viu uns seis episódios de PLL e nunca nem chegou perto de ver Pânico. As referências são claras, e essa mistura improvável dá muito certo! Mas já aviso de cara: o gênero principal dessa fanfic é terror! Embora não tenha cenas horripilantes (até eu que sou medrosa consegui ler), alguns assassinatos são bem sangrentos. Então, se você não gosta de histórias de terror ou tem sensibilidade a cenas violentas, é melhor pular essa fic. Mas não fica triste, tenho certeza que aqui você vai achar (ou já achou) algo do seu agrado!
Agora, se você é daqueles que ama um bom slasher, Scream TMJ é pra você. A história é muito bem escrita, e várias vezes durante a leitura eu sentia que estava vendo uma série. O modo como o autor descreve e une as cenas é cinematográfico! Tentei adivinhar quem era o assassino e passei longe, mas a justificativa final é coerente e faz o mistério valer a pena.
Onde ler: o link tá na mão!
Ah, Scream TMJ tem uma continuação, chamada Scream TMJ: O jogo mortal. Não incluí esse roteiro na lista pois é necessário ler a Parte 1 para que ele faça sentido. No final de Scream TMJ vocês irão encontrar o link para sua continuação. Gostei mais da primeira temporada, mas a segunda também me prendeu. Há também uma terceira parte, mas até o momento ela não foi concluída (fico no aguardo!)
Sorte

Escrita por: Anonima000
Capítulos: 2
Classificação indicativa: Livre
Palavras: 5.346
Sinopse: Franja estava perdido em sua primeira semana na universidade nova. Marina estava perdida fazia um tempo em seu emprego antigo. Quanta sorte estaria envolvida pra fazer com que esses dois se encontrassem?
Minha humilde opinião: Histórias sobre a Marina e o Franja, ainda que raras, ganham minha atenção de cara. Sempre gostei dos dois juntos, mas nunca mais fui a mesma depois de ler O aniversário de 15 anos da Marina (TMJ nº 26 a 28, 1ª série). Enfim, o que eu quero dizer é que não pensei duas vezes ao clicar para ler Sorte. E que sorte a minha! Em dois capítulos a autora conquistou meu coração com seu roteiro tão fofo e impecável. A construção do cenário e da relação dos dois personagens principais é ótima, e pra ser sincera eu nem tenho palavras pra enfatizar o quanto eu gostei de Sorte, super recomendo essa gracinha!
P.S.: a fic tem até pasta no Pinterest, vê se pode!
Soundtrack

Escrita por: MiaLehoi
Capítulos: 28
Classificação indicativa: 16+
Palavras: 78.572
Sinopse: Carmem e Do Contra nunca foram amigos, inimigos, ou qualquer coisa um do outro. Eram só duas pessoas com vidas opostas que só conviviam por conta das amizades em comum e que provavelmente nunca haviam trocado mais de dez frases um com o outro na vida toda.
Mas e se uma noite de bebedeiras fizesse tudo isso mudar? E se de repente tivessem um objetivo (bem errado e complicado) em comum? E se de uma hora para outra soubessem mais segredos um do outro do que de qualquer pessoa da turma? E se descobrissem que, contrariando todas as expectativas, dividiam a mesma trilha sonora para os momentos mais importantes? E se eles não fossem tão diferentes assim?
Minha humilde opinião: Partidas de futebol, festas universitárias, crises claustrofóbicas, shows em bares, surtos existenciais e, claro, um casal improvável... Soundtrack tem tudo isso e muito mais. Cada capítulo (nomeado a partir de uma música, afinal essa é uma songfic) é maravilhosamente bem escrito. Aqui também temos uma Carminha bem desenvolvida. E eu já falei que adoro histórias da turma na faculdade, né?
Ah, e uma curiosidade histórica: foi aqui que provavelmente nasceu o ship mais inesperado e popular da MSP: Carmem e DC. Então não perca tempo e corra para conhecer tal divisor de águas na vida de muitos fãs Brasil afora.
Onde ler: olha o link aqui!
Um presente para Marina

Escrita por: zimablue
Capítulos: 1
Classificação indicativa: 12+
Palavras: 4.310
Sinopse: Quando seu aniversário de namoro chega, Franja não tem ideia do que dar de presente para Marina, então pede a ajuda das meninas da Turma para encontrar o presente perfeito sem que a namorada desconfie de nada.
Minha humilde opinião: Eu adorei essa fanfic, principalmente por ela me lembrar da edição nº 31 da primeira série de TMJ (Divisão por dois), uma das minhas favoritas. Claro, também tem o casal que eu amo, Franja e Marina. E não sei explicar muito bem, mas a história me dá uma nostalgia de tempos mais simples, sabem? Além disso, a escrita da autora é leve e bem articulada. Curiosidade: o roteiro tem uma referência sutil à historinha Submarina, publicada originalmente em Mônica nº 142 pela editora Globo.
Onde ler: é link que você quer? aqui está
Um show de garoto

Escrita por: LunaLoveMoon
Capítulos: 1
Classificação indicativa: 14+
Palavras: 2.351
Sinopse: ''Qual a melhor forma de atrair um mágico? É claro que com mágica!''
Foi o que Xaveco pensara antes de tentar aprender os dificílimos truques de mágica para impressionar Nimbus. Agora ele está no quarto tentando aprender e ainda por cima tendo que aturar os comentários de Denise.
O amor é mesmo mágica...
Minha humilde opinião: Gosto muito da dinâmica do Xaveco e da Denise em Um show de garoto. A história tem um ritmo animado e trabalha muito bem seus personagens com senso de humor e sensibilidade. O final fica a cargo do leitor. Ah, a fic contém algumas piadas sexuais, então tirem as crianças da sala hahaha. Não é nada explícito, mas é sempre bom avisar.
Onde ler: aqui!
Você não pode ter tudo o que quiser, mas pode me ter

Escrita por: Twecker
Capítulos: 1
Classificação indicativa: Livre
Palavras: 2.313
Sinopse: Após ambos terem um dia difícil, Cebolinha e Mônica acabam se encontrando em uma situação confortável apesar de serem rivais declarados.
Minha humilde opinião: Essa fic faz referência às histórias de abertura dos gibis publicados em dezembro de 2005, escritas novamente pelo Emerson Abreu e que também são conectadas entre si. O início da fanfic é o último quadrinho da HQ inicial da edição da Mônica (Por que todo mundo sempre vai embora?):

Assim como essa cena, a fanfic como um todo é fofa e cheia de leveza. Uma ótima pedida para quem gosta de Mônica e Cebolinha juntos! Depois de vários momentos doces, o final da história parece ter sido tirado de um gibi ou animação da turminha e deixa aquele gostinho de "quero mais".
Ah, no roteiro também há referências às histórias Mônica? Que Mônica? (Cebolinha nº 85 - Panini, 1ª série) e Presente de aniversário atrasado (Revista Parque da Mônica nº 15).
Onde ler: nesse link bem aqui
E aí, você tem outras recomendações de fanfics? Me conta aqui nos comentários, eu sempre estou atrás de histórias novas da turma com uma abordagem diferente da MSP. E se você é como eu, recomendo seguir o perfil do Museu do Limoeiro no Spirit! Lá você vai encontrar uma lista com todas essas histórias, além de novas adições que irei fazer conforme descobrir mais trabalhos legais. Também podemos interagir por lá :D
Bom, é isso! Obrigada por ter lido até aqui e até a próxima!
Comments